Já cheira a férias: nutrir o casal

terça-feira, junho 20, 2017


Nesta época do ano adoro sair de Lisboa e poder refugiar-me no campo, para longe do ritmo e exigências da cidade. Desta vez, o sítio escolhido foi o meu querido Alentejo. Tenho uma grande ligação a esta região do país por várias razões: a maioria da família do meu pai é desta zona e durante grande parte da minha infância e adolescência os verões foram quase todos passados por aqui.
No Alentejo, consigo entender como sou verdadeiramente feliz na simplicidade e como preciso de tão pouco para me sentir bem. Aqui o tempo desdobra-se e tudo tem outro ritmo. Tudo abranda! E é este abrandamento que me encanta e que me é tão necessário em final de ano letivo.
Tudo aqui já cheira a férias: o champô com óleo de Monoi, os protetores solares, as roupas leves na pequena mala de viagem, os fatos de banho e as toalhas de praia. O ar quente que se faz sentir, as praias que anseiam pela nossa visita e os restaurantezinhos com vista para o mar onde o aroma a peixe grelhado torna irresistível uma visita. Tudo nos faz lembrar férias!
 O despertador não faz parte da magia do fim de semana e o despertar foi feito ao nosso ritmo com os raios de sol a espreitarem pela janela e com o som das ovelhas como fundo. Tão bom!  Não houve pressa. Não existiam pequenos-almoços para preparar, crianças para acordar, nem mochilas para carregar. A Di não estava. Estivemos num fim de semana a dois e os únicos compromissos que tivemos, se assim se pode dizer foram: namorar muito, aproveitar ao máximo estes dois dias e ir à praia. Por esta razão, demorámo-nos propositadamente nos braços um do outro, trocámos longos beijos, aproveitámos para preguiçar e também para simplificar. Tomámos o pequeno-almoço rodeados pela natureza, pegámos nas toalhas, numa fruta e seguimos diretos para a praia.
Todas estas praias são lindas, verdadeiras esculturas da natureza e não têm rede! Nos dias que correm é um privilégio, ou seja, estivemos totalmente conectados connosco e com o que esteve a acontecer no momento presente, sem distrações.  As conversas fluíram, as brincadeiras surgiram e meditámos com o som forte das ondas sem termos que ter apps de telemóvel a cronometrar-nos, pois estivemos sem horários e totalmente disponíveis para o que estivesse a acontecer. A força com que as ondas rebentavam relembraram-me a minha força interior e a importância de ter estes momentos que tanto me energizam para os dias intensos de trabalho que ainda aí vêm.
 Observámos e valorizámos coisas que no dia a dia nos passam despercebidas e não podemos deixar de constatar que 1+1= 3 é ótimo, mas que 1+1= 2 é onde tudo começa. Por esta razão, prometemos lembrar-nos sempre que os momentos e as férias em família são maravilhosos, mas que os momentos e férias a dois para além de maravilhosos e necessários são, no nosso entender, indispensáveis para nutrir o casal.  Só com os nossos “reservatórios do amor” cheios, somos depois capazes de distribuir amor, exercendo em pleno e com consciência o nosso papel de cuidadores que se cuidaram, para depois poderem cuidar. A Di agradece estes momentos e nós também.

Que estes momentos a dois existam sempre! Para nós em primeiro lugar, para que depois se estendam a ti, filhota querida!

Até já!

Pode também gostar

0 comentários

Publicações Populares

Subscreva