Dia da Criança - um dia especial

quinta-feira, junho 01, 2017



Sobre este dia há tanto para escrever que poderia aqui ficar a noite toda. Mas não o vou fazer.
Ao longo dos anos, este dia foi ganhando significado para mim pois a palavra criança sempre ressoou no meu coração e soube desde cedo que o meu percurso de vida passaria por este universo infantil.
Ainda hoje em dia, tenho algumas características de criança que me vulnerabilizam fazendo-me parecer infantil em algumas situações aos olhos da sociedade, mas há medida que tenho vindo a fazer este meu caminho de desenvolvimento pessoal entendo que ser infantil não é assim tão mau. As crianças são espontâneas, sonhadoras e autênticas, portanto a meu ver ser infantil pode até ser visto como uma qualidade. Depende da perspetiva, claro!

Este dia também é especial para mim porque:
ü  Há um ano atrás anunciei que ia criar o blog;
ü  Há cinco anos atrás comecei a viver com o Tiago - o meu companheiro de vida;
ü  Há 11 anos atrás a Di fez-me olhar para este dia de forma diferente;
ü Há 37 anos que cuido da criança que existe em mim – primeiro quando era mesmo criança e quando cresci, da minha criança interior.

No entanto, admito que a importância que hoje dão a este dia, muito centrada no consumismo me entristece e que o fato de muitas pessoas não ligarem nenhuma a este dia também me causa desconforto. Por exemplo, hoje a Di disse-me que o seu dia tinha sido igual aos outros e que nem sequer um professor da escola dela se tinha referido este dia. Como é possível questionei-me?
Afinal se não houvesse um conjunto de pessoas e países que se juntassem após a Segunda Guerra Mundial, e que tiveram a visão de entender que as crianças precisavam de ser amadas, protegidas, cuidadas e compreendidas de acordo com a fase do desenvolvimento humano que atravessavam, a Di e tantas outras crianças, provavelmente hoje estariam a trabalhar e não na escola, a usufruírem de um dos seus direitos: o da educação.
Assim urge falarmos deste dia e sensibilizarmos as crianças e os adultos que vivem com elas que nem sempre existiu um Dia da Criança e que mesmo hoje, ainda existem muitas crianças que não têm direito a alfabetizarem-se, que são maltratadas, abusadas e exploradas. Urge explicar que não devemos assumir nada como garantido e que é importante agradecermos a cada dia o que temos . É igualmente importante consciencializarmos os nossos filhos que ainda existem crianças da mesma idade que eles que são obrigadas a trabalhar e que este não é um tema do passado é um tema ainda bem presente, hoje, em muitos países.
Neste dia, a minha intenção é que todas as crianças do Mundo sejam felizes, mesmo em momentos de tristeza, é que todas as crianças do Mundo vivam em paz e harmonia, mesmo no desconforto e que todas as crianças do mundo estejam bem, mesmo em momentos de dor.
Que o amor dos nossos filhos e das crianças que têm o privilégio de ver os seus direitos respeitados chegue ao coração de todas as crianças que ainda não têm a mesma sorte!

A criança que há em mim, continua aqui a fazer tudo para que mais crianças sejam felizes!

Até já!


Pode também gostar

0 comentários

Publicações Populares

Subscreva