Obrigado: praticar a gratidão e ser ainda mais Feliz!

quarta-feira, janeiro 11, 2017

           Hoje comemora-se o Dia Internacional do Obrigado e senti que não haveria dia melhor para escrever o primeiro post do ano do que este.
Hoje também me lembrei de um acontecimento que vivi na India e que me fez olhar para a gratidão de uma forma bem diferente.
Enquanto circulava pelas ruas loucas de Varanasi, vi um senhor com um sorriso enorme e uma felicidade contagiante. A sua cara enfeitiçou-me, mas o movimento desequilibrado do seu corpo fez com que rapidamente me apercebesse que só tinha uma perna. De imediato me questionei como é que aquele senhor podia ser tão feliz naquela condição. Ele deve ter reparado na alteração da minha expressão facial e disse alto e de forma carinhosa: Sou muito feliz! Fiquei perplexa e confesso que até envergonhada com o meu pensamento, mas não valia a pena negar. Assim, perguntei: Como é que pode ser tão feliz, só com uma perna? Ao qual com a maior tranquilidade ouço o seguinte: Eu ainda tenho uma perna e tenho muita saúde, podia ter morrido e não morri, por isso, todos os dias agradeço por estar vivo. Há maior felicidade que esta? Estar vivo! – questionou-me o senhor. A resposta é simples, não é?
Naquele momento, veio-me uma enorme vontade de agradecer muito, por tudo o que tenho e que nem sempre valorizo, por tudo aquilo que muitas vezes dou como adquirido e nem dou importância e acima de tudo valorizei a vida e poder estar nela.
Este encontrou foi uma grande aprendizagem e comecei a dar mais valor ao que tenho em vez de me centrar no que não tenho. Acredito que quanto mais agradeço, mais treino a minha mente para dirigir a atenção para o que tenho, em vez de me queixar do que me falta.
Entendi que a gratidão é uma forma de estar na vida. É uma escolha que se faz de entre um conjunto de possibilidades que a vida nos apresenta. É uma emoção que permite alinhar mente e coração. É uma virtude que transforma, inspira e dá energia para todos os dias e faz reconhecer a bondade e a existência dos aspetos bons e agradáveis da vida.

Para mim, todos os dias, são dias de agradecer! 

Agradecer à vida por me dar oportunidade de todos os dias poder começar de novo, agradecer às pessoas lindas que todos os dias se cruzam no meu caminho, que contribuem para o cultivo dos alimentos que como e enriquecem o meu dia, agradecer à minha filha que me ensina e acrescenta sempre tanto a todos os meus dias, agradecer aos meus pais por ainda estarem na minha vida e me apoiarem, darem colinho e me encorajarem nos meus projetos e dia a dia (esta semana o meu pai pregou-nos um grande susto e confirmei como é estar grata por ter pai), agradecer ao meu companheiro de vida pelo amor que me dá, pela paciência, e pelas ideias sempre inovadoras que me apresenta e que tanto me fazem crescer...
É também muito importante ajudarmos as crianças a cultivar a gratidão procurando ensiná-las a reconhecer e agradecer o lado positivo de cada situação, explicando-lhes que mesmo em situações adversas podem ter oportunidades de crescimento pessoal. Podemos igualmente sensibilizá-las a refletir sobre o que têm e a não considerarem nada como garantindo, ajudando-as a ter mais respeito e a darem mais valor às coisas simples da vida.
 
Convido-o a fazer esta leitura ou a explorar com os mais pequenos este livro, e a fazer com a sua família um diário da gratidão com palavras ou desenhos. O que importa é prestarem atenção e registarem os acontecimentos ou pessoas importantes das vossas vidas a quem querem agradecer.

Que HOJE e sempre seja dia de agradecer! OBRIGADA, OBRIGADA, OBRIGADA!

OBRIGADA a todos os que nos leem e acompanham!
Até já!


Pode também gostar

0 comentários

Publicações Populares

Subscreva