Compreendo que estás a passar uma fase difícil e eu estou aqui

terça-feira, novembro 15, 2016


O que os nossos filhos mais precisam de saber num momento difícil é que nós estamos com eles.
Entenda-se como momento difícil, uma frustração na escola, uma atitude inadequada, uma resposta reativa, uma birra. Através do que muitas vezes rotulamos de mau comportamento, a criança comunica-nos as suas necessidades ou competências que ainda não desenvolveu e que lhe permitiriam agir de outra forma. O “mau” comportamento é portanto a lupa que nos permite ver em detalhe onde é que a criança mais precisa de ajuda para evoluir. Sem este tipo de comportamento, o mais provável é que demorássemos muito tempo a perceber quais as competências que precisam de ser praticadas para que a criança se sentisse bem e não entre em situações de conflito.

Quando a criança está perturbada ou a agir inadequadamente e ainda assim a acolhemos, estamos a proporcionar-lhe segurança física e emocional que lhe irá permitir desenvolver a capacidade gradual de gerir as suas próprias emoções e ser capaz de decidir como poderá reagir no futuro perante situações idênticas.
Como pais, é importante ajudarmos os nossos filhos a entenderem o que se passa no seu interior quando se descontrolam, e ajudá-los a desenvolverem a competência interna de se acalmarem. Isto só é possível se nós, adultos, também formos capazes de manter a calma, em vez de reagirmos e exigirmos um controlo imediato aos nossos filhos quando eles ainda não estão preparados para isso.
Posto isto, da próxima vez que o seu filho estiver a atravessar um momento difícil, acolha-o, abrace-o, se for possível, demonstrando respeito e empatia por aquilo que ele está a sentir. Procure estratégias mais afetuosas em vez de conflituosas, de forma a fortalecer o relacionamento e assim ir construindo uma relação plena e gratificante com o seu filho.
 Até já!

Pode também gostar

0 comentários

Publicações Populares

Subscreva