Meditação: uma viagem de auto-descoberta

quarta-feira, agosto 31, 2016


As férias estão a acabar, por isso nada como o início de um novo ano letivo para planear que atividades abraçar. Que tal uma viagem de auto-descoberta? Sugiro a meditação.
Meditação? Humm… Esse bicho estranho de que tanta gente fala!
“Uma roupa confortável; um espaço tranquilo e silencioso; as pernas cruzadas em posição de lótus…“ Sim, mas não só!
A meditação Mindfulness é acessível a todos e pode ser praticada em qualquer lugar. É verdade! Podemos treinar a “atenção consciente” enquanto comemos um chocolate, a cozinhar, a lavar os dentes, a conduzir… Quem é que não faz estas tarefas quase diariamente?
A desculpa mais comum para não se meditar é a falta de tempo. Se tem tempo para lavar os dentes, aí está o seu tempo para praticar mindfulness. Apenas terá que estar totalmente presente no ato de lavar os dentes, como se fosse a primeira vez que o fizesse. Se está a lavar os dentes, está a lavar os dentes. Mantenha a sua atenção na forma como pega na escova, na textura e no sabor da pasta, no que sente no interior da sua boca… Observe e experiencie sem expectativas, apenas com curiosidade o que está a fazer. Se a sua mente se distrair com outros pensamentos não faz mal. Volte a redirecionar a sua atenção para o que estava a fazer.
 E, tal como o desporto, quanto mais se pratica mais competente se fica.
As portas da meditação abriram-se para mim há algum tempo e nunca mais deixei que se fechassem. Desde 2014 que comecei a praticar meditação de forma esporádica. Este ano lancei a mim mesma o desafio de meditar todos os dias e até hoje nunca mais parei. Propus-me a 40 dias consecutivos de prática diária. Para mim foi o tempo “mágico” que me permitiu adotar o ritual da meditação e permanecer fiel a ele. Escolhi um dia para começar, falei com a minha família e expliquei-lhes o que queria fazer. Utilizei um planeamento mensal em que coloquei um smile por cada dia em que concretizei a minha intenção. Ao longo dos 40 dias percebi que para concretizar a minha intenção e que para que esta se tornasse realidade, teria que ter muita paciência, persistência e insistir na prática. Nem todos os dias temos a mesma disposição, por isso aprendi também a ter muita compaixão por mim própria e a seguir este lema:
Se me está a custar muito, não desistir, se estou a gostar demasiado, aproveitar essa energia para continuar.
Verifiquei que a prática diária é o fator mais importante porque aprende-se a meditar meditando! No final dos 40 dias, senti-me muito mais capaz e feliz por ter concretizado a minha intenção. Percebi que para mim a meditação é uma arte de viver.
 A meditação tem-me trazido um maior conhecimento e valorização pessoal, muita curiosidade, alegria, foco e concretização, ao mesmo tempo que me tem auxiliado em momentos desafiantes, dando-me uma maior segurança e clareza mental que me permitem atuar conscientemente em vez de reagir de forma automática perante as situações. Ou seja, através do treino da atenção consigo parar e interiorizar, procurando harmonia na mente e no sistema emocional para que, antes de agir, pense na resposta consciente que vou dar. A meditação também me tem permitido um conhecimento mais profundo do que acontece no meu interior e uma visão mais consciente do mundo à minha volta. No dia a dia, ao estar mais consciente, sinto que gradualmente a minha vida vai-se transformando, uma vez que a meditação acaba por estar presente em cada ato que realizo.
Posso dizer que esta rotina diária tem sido um pilar e uma grande ajuda para colocar a Parentalidade Consciente em prática. Porquê? Porque a Parentalidade Consciente é a vivência da parentalidade baseada na prática de mindfulness. Uma das formas de treinar o mindfulness é meditar, por isso, para mim tem sido muito importante incorporar esta práxis diária na minha vida.
Os pais que meditam têm grande probabilidade que os filhos os queiram imitar e que os possam seguir nesse caminho.
As crianças têm muito mais facilidade que os adultos em ligarem-se ao aqui e ao agora, visto que vivem o momento presente em toda a sua plenitude, por isso têm também mais facilidade em praticar mindfulness. A meditação tem benefícios incríveis para as crianças, visto que estas aprendem a conhecer e a ligar-se ao seu corpo e à sua respiração, relacionando-se melhor consigo próprias e com os outros. Ao cultivar a prática da atenção em todo o momento e circunstância a criança fica mais ciente das suas verdadeiras potencialidades o que lhe melhora a capacidade de observar, esclarecer e serenar o que lhe vai na mente.
Alguns dos benefícios comprovados da meditação nas crianças são: 

              maior clareza mental;
              níveis mais altos de concentração e atenção;
              melhor desempenho escolar;
              maior capacidade de gestão de frustrações;
              maior habilidade nas relações sociais;
              maior consciência de si próprio;
              mais criatividade.

          Setembro está mesmo a chegar e com ele chegam também as rotinas frenéticas e caóticas em que quase todos somos apanhados. Que tal darmos uma ferramenta a cada um de nós e aos nossos filhos, que nos ajude a conhecermo-nos melhor e a sermos mais felizes no dia a dia, vivendo de uma forma mais desperta e consciente, aproveitando com entusiasmo o momento presente?

“ O acaso só favorece a mente preparada.” Pasteur

  Vamos praticar mindfulness?

Até já!

Pode também gostar

0 comentários

Publicações Populares

Subscreva