Férias, momentos mágicos de conexão!

segunda-feira, agosto 01, 2016



Para mim, as tão aguardadas férias chegaram! E com elas chegou também um novo mês, o meu querido mês de agosto.
Agosto cheira a praia, a férias, a descanso, a pausa e a aniversários. A Di e o Tiago fazem ambos anos neste mês, por isso há ainda mais um motivo para estarmos sempre em festa. Para mim, agosto é um mês muito especial, não só pelo que já referi, mas igualmente porque significa tempo para conectar-me com as pessoas mais importantes da minha vida.
No dia a dia, seja por rotinas, trabalho, ou simplesmente porque não tenho tempo, sei que nem sempre consigo promover e desenvolver a conexão que gostaria de ter com todas as pessoas, em especial com a Di. Por conseguinte, considero que as férias são momentos mágicos de conexão.
Neste mês esqueço-me que o relógio existe e não há horas para nada. As camas ficam por fazer, não se pensa em menus, nem em idas ao supermercado. A simplicidade reina em tudo!
 Agosto é sinónimo de calor, mergulhos e dias de praia sem fim. As noites são curtas e os dias bem longos, com tempo para tudo a que temos direito e descanso, muito descanso, seja a dormitar no final do dia de praia ou a aproveitar a cama até mais tarde. Sabe mesmo bem esta liberdade!
Neste mês há espaço para tudo: ler, brincar, cantar, passear e acima de tudo rir muito. Há também tempo para estar em família, para estar com a filhota e para estar a dois. Sinto as relações mais fortes e mais verdadeiras. Com a família há tempo para noites de cartas, jantares sem ter que dizer que temos que ir embora e conversas tranquilas no sofá. Com a Di trocam-se mimos, fazem-se brincadeiras intermináveis e há tempo para descobrir o nosso país em trajetos de norte a sul. Com o Tiago há serões de cantoria, tempo a dois, muitos beijos, abraços e pequenos tours por Portugal. Que maravilha!
Em agosto sinto-me especialmente feliz e conectada comigo e com as pessoas mais importantes da minha vida, por isso penso na importância de poder alargar esta conexão aos restantes meses do ano e de forma permanente. Como?
Com a Parentalidade Consciente, é claro! No maravilhoso mundo da Parentalidade Consciente a conexão é fundamental. Como seres humanos, a nossa matriz genética e social anseia naturalmente por conexão. Mais do que qualquer outra coisa, as crianças também querem sentir-se conectadas com os seus pais. Então, como é que é possível uma conexão genuína com os nossos filhos?
Em primeiro lugar, é importante estarmos conectados com nós próprios e com a nossa verdadeira essência. Esta conexão pode ser estabelecida de várias formas e cada um terá com certeza a sua. Pessoalmente, procuro conectar-me comigo através de uma alimentação consciente, prática de yoga e prática de mindfulness. Medito diariamente e procuro praticar a atenção plena em todos os momentos, pois sei que se não estiver conectada comigo e não estiver atenta em preencher as minhas necessidades, em primeiro lugar, não conseguirei conectar-me nem com os outros nem com a minha filha.
Após estarmos conectados connosco, passamos então à conexão com os nossos filhos. Podemos estabelecer conexão com os nossos filhos através da nossa presença efetiva, da atenção, da escuta, do contato físico e visual que estabelecemos e do espaço que damos para a compreensão/manifestação das suas emoções. Para nos conectarmos com eles é preciso sermos autênticos e verdadeiros. Não precisamos de muito tempo para estabelecermos uma boa relação com os nosso filhos, mas sim de muitos pequenos momentos para estarmos em sintonia com eles.
Ao saber que são importantes para nós, que são vistos com igual valor e ao sentirem que são respeitados e compreendidos, os nossos filhos desenvolvem uma relação de maior afetividade connosco, ao mesmo tempo que aumentam o conhecimento que têm sobre si próprios e desenvolvem a sua confiança, fatores determinantes para um desenvolvimento saudável. Através desta conexão fortalecemos a relação que temos com os nossos filhos, o que posteriormente vai permitir, também nos momentos desafiantes e de tensão, fazer a diferença na resolução de conflitos.
Sem dúvida que as nossas férias são momentos mágicos de conexão, por isso conversamos muito, olhamo-nos nos olhos, escutamo-nos, abraçamo-nos, divertimo-nos, rimos e crescemos juntos. Na nossa família olhamos todos uns pelos outros, há espaço para a individualidade de cada um, e há espaço para nos conectarmos uns com os outros nas férias e estender essa conexão a todos os dias do ano.
Boas Férias!
Até já!

Pode também gostar

0 comentários

Publicações Populares

Subscreva