Estou de volta ao 1.° ano!

quinta-feira, setembro 13, 2018

Estou de volta ao 1.° ano!!! Estou de volta ao ensino da leitura e da escrita. Estou de volta à zona de desconforto para abraçar a zona das novas possibilidades e das novas aprendizagens que um novo grupo de crianças e pais tem para me oferecer. Por isso, quero contar-vos um segredo! O sucesso deste ano de ensino e até dos seguintes é estabelecermos laços afetivos com as crianças e só depois preocupar-nos com conteúdos. Se estabelecermos uma boa relação com esta tríade educacional: alunos, pais e professores tudo o resto flui.
Assim centremo-nos em VER, OUVIR, SENTIR e ESTAR PARA OS NOSSOS ALUNOS. Colinhos, mimos e muita atenção funcionam como ótimos placebos para as lágrimas, as preocupações e ansiedades destes primeiros dias, se irem embora e, darem lugar a dias tranquilos onde já há lugar para a verdadeira aprendizagem.
Dar tempo às crianças e ouvi-las acolhendo o que estão a sentir é igualmente fundamental para que se crie um espaço de segurança e confiança entre professor e aluno.  Aqui pode também ler o que já escrevi sobre os desafios do 1.° ano

Neste início de ano letivo o meu desejo é que todos os professores (principalmente os que tal como eu estão de volta ao 1.° ano) se lembrem...:

💕 que um dia já foram crianças;
💕de escreverem as suas intenções enquanto professores;
💕 de reconhecer e dar espaço às emoções que surgirem;
💕de empatizar com as crianças;💕de cuidarem de si em primeiro lugar para depois poderem cuidar dos seus alunos;
💕 que é um privilégio podermos passar os nossos dias com as crianças;
💕 de praticar o igual valor, respeitando a criança da mesma forma que o adulto, tendo presente que opiniões, necessidades, emoções e desejos de ambos (professor e aluno) devem ser tidos igualmente em consideração;
💕 de estarem verdadeiramente presentes para os seus alunos;
💕de serem flexíveis, compassivos e tolerantes consigo e com as crianças que têm à sua frente.

Que seja um ano de muita tranquilidade e alegria para todos!!!😊💛🍀

                                                                          Até já!

Pode também gostar

0 comentários

Publicações Populares

Subscreva