Regresso às aulas: desafios do 1.º ano

segunda-feira, setembro 11, 2017


O 1.º ano da Escola Primária, como gosto de continuar a chamá-lo, é uma verdadeira aventura para todos os intervenientes: Alunos, Pais e Professores.
Todos estão entusiasmadíssimos e cheios de expetativas! As crianças sentem-se crescidas, pois agora vão para a escola a sério, onde irão aprender a ler, a escrever e a fazer contas. Os pais anseiam pelo momento em que os seus filhos aprenderão a ler e a escrever. Os professores estão de energias renovadas e preparam tudo para acolher o novo grupo e começar um novo ciclo, dando continuidade à sua missão, preparando materiais, planeando aulas e decorando a sala.
As redes sociais enchem-se de fotografias de crianças de mochilas às costas e, já dentro da sala do 1.º ano, meninos e meninas esboçam enormes sorrisos que os pais registam com as suas máquinas fotográficas. Se der para tirar uma fotografia com a professora, ainda melhor! Fica registado mais um marco tão importante na vida dos seus pequenotes, para colocarem no álbum da história da família, e mais tarde recordarem. Está tudo a postos para começar o 1.º ano e todos se sentem felizes!
Com tanta alegria, entusiasmo e motivação, custa a acreditar que pouco depois de um mês de aulas decorrido, o cenário possa muitas vezes ser bastante diferente do esperado. Um fator determinante, e que pode contribuir profundamente para esta situação, é a idade da criança. Por isso, antes de ingressar no 1.º ano é primordial, que se assegure que a criança já tem idade e maturidade emocional suficientes para ingressar no ensino formal, no qual vai permanecer durante doze anos.
As crianças que aprendem no momento certo do seu desenvolvimento obtêm melhores resultados, pois não só sentem um maior controlo no processo de aquisição, como a aprendizagem em si, é muito mais agradável. Por outro lado, as crianças que são adiantadas e se veem obrigadas a ter que aprender mais depressa do que estão preparadas, sofrem muitas vezes de ansiedade e não se sentem capazes, o que, a longo prazo, poderá ter impacto na sua autoestima. No ensino há mais de uma década, o que tenho verificado é que crianças com menos de 6 anos têm tudo a ganhar se ficarem mais um ano no pré-escolar.
Para além do fator idade, existem também algumas situações que poderão dificultar a integração no 1.º ano, e que passo a descrever.
Crianças que estavam habituadas a muita brincadeira e a poderem circular livremente pela sala, vêem-se agora obrigadas a permanecer sentadas durante pelo menos 1h30 seguida. Devido aos currículos extensos, ouvem repetidas vezes que têm que aplicar-se nos estudos e realizar tarefas, acabando por achar que afinal a escola não é tão divertida como esperavam.
Por outro lado, quando os pais vão buscar os seus filhos à escola, cheios de vontade de saber como está a correr o 1.º ano, sufocam as crianças com perguntas: Como foi o dia? O que aprenderam? O que é que aconteceu na escola? Muitas vezes, perante as respostas monossilábicas, ficam desapontados e com receio que a escola não esteja a ser como imaginaram. Quando chegam a casa desdobram-se entre as tarefas que já tinham e uma nova: o acompanhamento nos trabalhos para casa. E aqui muitas vezes começam os desentendimentos, provocados pela hora tardia e o cansaço das crianças que não querem cooperar nos seus deveres.
Os professores, por seu lado, não têm mãos a medir com a gestão de comportamentos, conteúdos para lecionar e reuniões sucessivas com pais que se sentem defraudados, porque afinal o 1.º ano não é aquilo que esperavam.
Com tudo isto, inicia-se muitas vezes um ciclo menos positivo em que todos se sentem pressionados. As crianças começam a verbalizar que não querem ir para a escola e manifestam comportamentos de oposição e desinteresse/resistência à aprendizagem. Os pais sentem-se desorientados, sem saber o que fazer para as crianças gostarem de ir para a escola e se empenharem nas tarefas da sala de aula, e ficam ainda mais ansiosos relativamente à aprendizagem dos filhos começando a culpabilizar o professor. Os professores ficam desmotivados, sentem-se desencorajados e cansados com todas estas situações.
Então, quando as primeiras semanas do 1.º ano não correm como era esperado, é altura de LEMBRAR e ACEITAR que todos os intervenientes deste processo estão em adaptação a uma nova realidade. É importante ter presente, que as adaptações levam tempo e que é essencial que todos tenham PACIÊNCIA, principalmente pais e professores, já que, se a criança tiver MOTIVAÇÃO INTERNA e sentir a SEGURANÇA dos adultos de referência que a rodeiam, o caminho para uma adaptação de sucesso fica muito mais facilitado. Este tempo de adaptação, habitualmente ocorre durante todo o 1.º período, por isso nada como ESPERAR e colocar a RESILIÊNCIA em prática, dando tempo para que TODOS se adaptem a esta nova fase. Durante esta fase de adaptação, existem algumas dicas que podem ajudar a superar os desafios que vão surgindo.

Dicas para os pais:

R  Definir as suas intenções para a escolaridade dos seus filhos;
R  Ter paciência e confiar nas capacidades dos seus filhos;
R  Transmitir segurança aos seus filhos;
R  Reunir com o professor e partilhar as suas preocupações;
R  Estabelecer uma relação autêntica com o professor;
R  Confiar no professor;
R  Esperar, porque cada criança tem o seu tempo;
R  Dar espaço às crianças para poderem crescer, de acordo com o seu ritmo;
R  Incentivar a motivação interna dos seus filhos;
R  Explicar aos filhos que nada se consegue sem esforço;
R  Atribuir responsabilidade pessoal à criança.

Dicas para os professores:

R  Transmitir aos alunos que a primeira lição que irão aprender é que devem ser felizes na escola;
R  Desenvolver uma relação de afetividade com os seus alunos;
R  Criar uma relação autêntica com os alunos e com os pais;
R  Estabelecer empatia com os alunos;
R  Reunir com os pais e partilharem as suas preocupações;
R  Solicitar aos pais confiança no seu trabalho;
R  Definir estratégias conjuntas com os pais;
R  Alternar tempos de tarefas estruturadas com atividades lúdicas, jogos e artes (música, pintura, plasticina…);
R  Manter o trabalho realizado em círculo, do ensino pré-escolar, para promover a proximidade física com os alunos;
R  Entender que por detrás de um comportamento há sempre uma necessidade;
R  Definir limites em conjunto com os alunos, para que as aulas corram de forma tranquila e eficaz.

Relativamente a situações específicas de trabalhos de casa e avaliações, espera-se o bom senso de ambas a partes. Caso existam, os trabalhos de casa devem ser curtos (a criança não ter que despender mais de 1 hora para os resolver) e de resolução autónoma por parte da criança, salvo projetos em família. Desde o início, é importante que os pais compreendam que os trabalhos de casa devem ser da total responsabilidade da criança e que devem apenas intervir se a criança precisar de ajuda e a pedir, mostrando-se disponíveis e dando o seu apoio. Na maioria dos casos, as pressões relacionadas com os trabalhos de casa surgem associadas à quantidade, neste caso é importante falar-se com o professor e escutar a sua opinião, ou quando os pais assumem esta tarefa como sua. Relativamente a este último ponto, o que pode acontecer é que o seu filho nas primeiras vezes possa esquecer-se de que havia trabalhos de casa ou mesmo que não os faça todos. E está tudo bem! A existência destes momentos vão fazer parte do crescimento e da aprendizagem dele e são necessários para que a sua RESPONSABILIDADE PESSOAL se desenvolva. As crianças têm que passar pelas situações para as conseguirem ultrapassar e se tornarem mais confiantes e responsáveis. Claro que se for uma situação recorrente, poderá tentar ajudá-lo com algumas estratégias tais como: assinalar num horário os dias dos trabalhos de casa, arranjar um caderno específico só para os trabalhos de casa, marcar as páginas do livro com um post-it colorido, escrever no topo das páginas do manual a palavra TPC. No que respeita às avaliações, quando existam, é importante que sejam encaradas de forma tranquila, como um elemento intrínseco da aprendizagem, que serve para aferir a evolução dos alunos. Seja por avaliações formais ou por outros métodos, é fundamental que acompanhe se o seu filho está efetivamente a aprender, e demonstrar que o amor que sente por ele é incondicional e não depende dos resultados escolares. Mais importante do que as notas das avaliações, é a criança desenvolver o gosto por aprender e não estar motivada apenas por prémios ou elogios por parte dos pais ou professores.

Para concluir, é bom relembrar algumas ideias.

R  Pais e professores estão do mesmo lado, são da mesma equipa, e o que ambos mais desejam é ajudar as crianças a crescerem felizes e saudáveis a todos os níveis;
R  As crianças não aprendem todas da mesma forma;
R  Nas situações difíceis respire fundo e relembre-se das suas intenções;
R  Pode pedir ajuda quando precisar dela;
R  Todas as crianças aprendem a ler e a escrever, cada uma ao seu ritmo;
R  As crianças que são pressionadas revelam maiores níveis de ansiedade, o que poderá refletir-se, a longo prazo, na sua autoestima;
R  Existem muitas escolas e muitos métodos de ensino, pelo que, poderá sempre optar por uma que vá mais ao encontro das particularidades do seu filho.

Entrar no 1.º ano é sempre uma aventura! Espere o inesperado, abrace-o e aceite-o. Em momentos de maior tensão, lembre-se das suas intenções e escolha conscientemente que atitude vai tomar. Esta vai ser uma etapa fundamental para que a criança ganhe gosto por aprender e se apaixone pela aprendizagem. Por isso, faça com que este ano, que marca o início de um longo percurso escolar, decorra de forma positiva, tendo sempre presente que o segredo é respeitar a individualidade e as necessidades específicas de cada criança.

Até já!
Podemos ir à sua Escola ou à sua Empresa.
info: paisconscientescriancasfelizes@gmail.com

Pode também gostar

0 comentários

Publicações Populares

Subscreva