Chegámos ao 3.º Ciclo - O que muda?

quarta-feira, setembro 13, 2017



É verdade, a Di está oficialmente no 3.º ciclo. Ainda ontem estava a deixá-la na sala dos 3 anos e de repente, hoje deixo-a no 7.º ano.
Mudanças? Muitas! O número de disciplinas aumentou e a mochila também. As respostas na ponta da língua e a independência também estão a crescer de dia para dia, mas a preguiça matinal, o abracinho demorado, os votos de um dia maravilhoso de escola e aquela sensação de borboletas na barriga continuam lá e são partilhadas entre mãe e filha, intemporalmente sem idade, sem ano de escolaridade, sem pressa.

O que muda no 7.º ano?
·         Muda a escola;
·         Mudam os professores;
·         Mudam as disciplinas;
·         Muda a idade;
·         Muda o funcionamento.

 E relativamente ao último ponto, sem dúvida o funcionamento é o que mais se altera. Este ano, são várias as escolas que podem optar pelo funcionamento em semestres. A escola da Di é uma dessas escolas. Por conseguinte, na reunião de pais tive conhecimento que a escola, com a intenção de possibilitar uma transição mais tranquila entre ciclos e aumentar o desempenho dos alunos, promovendo o sucesso escolar, vai já este ano, implementar as disciplinas semestrais e as aulas por turnos. Os semestres serão de setembro a janeiro e de fevereiro a junho, mantendo-se as pausas letivas.
Segundo a escola, estas medidas permitem reduzir o número de disciplinas, visto que disciplinas como História, Ciências, Físico-Química e Geografia passam a ser semestrais o que alivia a carga horária e alguma tensão nos alunos. Quanto às aulas por turnos permitem: uma redução do número de alunos, uma vez que a turma é dividida em dois, e a existência de blocos de 45 minutos em vez dos antigos 90. A divisão dos alunos vai permitir um maior acompanhamento por parte do professor e a redução horária tem como enfoque aumentar a concentração dos alunos.
Tenho ouvido que a transição para o 7.º ano nem sempre é fácil e que a idade não ajuda, mas quando a Di chegou hoje ao pé de mim cheia de entusiasmo para me contar o seu primeiro dia de escola do 3.º Ciclo senti que não há como não correr bem.😊 A forma como falou da escola, dos professores, dos amigos e do seu dia no geral foi contagiante e transbordava felicidade.

O que desejo é que esta felicidade e este entusiasmo nunca esmoreçam e que se estendam a todos as etapas escolares da Di.

Que o entusiasmo esteja sempre presente em tudo o que fazes e que te dê sempre força para continuares em frente!

3.º Ciclo aí vamos nós!!!

Até já!

Pode também gostar

0 comentários

Publicações Populares

Subscreva