Dia Mundial do Livro: a nossa história por trás de um livro muito querido

segunda-feira, abril 24, 2017



   Ontem comemorou-se o Dia Mundial do Livro, mas na nossa casa é dia do livro todos os dias. Somos todos fãs de ler e não passamos um único dia sem os nossos livros. 
         O gosto pela leitura foi transmitido à Di, desde que ela era muito pequenina, e permaneceu até aos dias de hoje, o que me deixa bastante feliz. Desde sempre que me lembro de lhe contar histórias e de lermos muitos livros juntas. Um dos livros que mais significado tem para nós e que lemos vezes sem conta e ainda continuamos a ler é o The Kiss BoxÉ um livro delicioso que conta a forma criativa que uma mãe e um filho encontraram para superarem as saudades que sentiam um do outro quando estavam separados. A partir deste livro eu e a Di criámos uma das nossas frases de ligação: Love You! A maioria das vezes que nos separamos dizemos esta frase uma à outra e os nossos corações ficam mais tranquilos, sabendo que logo, logo se voltarão a reencontrar. Sinto que é quase um ritual que criámos quando não estamos perto uma da outra, e que nos traz conforto e alegria, pois a forma como esta frase de ligação é dita tem muito significado para ambas.
          Também me lembro de ter que utilizar a minha criatividade quando no 1.º Ciclo ia deixar a Di na escola e ela me dizia que ia ficar muito tempo sem mim e que ia ter milhões de saudades. Eu também tinha milhões de saudades dela, por isso combinámos que lhe colocava um bocadinho do meu perfume no pulso e que sempre que ela tivesse muitas saudades cheirava e estaríamos mais próximas uma da outra. Quando a ia buscar à escola estava radiante e dizia que o perfume resultava mesmo. Resultou durante uns tempos!
Depois, foi a Di a dar a sugestão. Arranjou uma fotografia nossa e levou-a para a escola, guardada numa capinha especial dentro da mochila. Sempre que tinha saudades dava uma espreitadela e dizia que se sentia muito feliz ao ver-
-nos juntas. Mais tarde, arranjei um carimbo em forma de coração que lhe colocava na mão e que combinámos ser um código para nos lembramos que os nossos corações estariam sempre ligados. Este código tem permanecido até aos dias de hoje e, por exemplo, em dias de teste, às vezes, a Di ainda me pede para lhe colocar o carimbo na mão. Outras vezes sou eu que lho coloco para dar um reforço extra de boa sorte e de confiança. 
         Todas estas estratégias foram surgindo naturalmente ao longo do desenvolvimento da Di e foram conversadas para não criarem uma dependência/ validação externa que não fosse saudável. Por exemplo, no caso do perfume, o cheiro ia desaparecendo, por isso expliquei-lhe que a nossa verdadeira conexão era feita no dia a dia quando estávamos juntas e que o perfume funcionaria só como uma espécie de lembrete.  
Agora que a Di está mais crescida já recorre pouco a estes lembretes. Quando estamos longe uma da outra e a saudade aperta, sabe que em qualquer lugar que estiver pode sempre colocar as mãos no peito, junto ao coração, e sentir que a cada batida do seu coração o meu coração também baterá sempre por ela e assim, mesmo longe, estaremos juntas para sempre.


Até já!
Podemos ir à sua Escola ou à sua Empresa. 

info: paisconscientescriancasfelizes@gmail.com

Pode também gostar

0 comentários

Publicações Populares

Subscreva