A escola já começou! Ingredientes para tudo correr bem

quarta-feira, setembro 11, 2019


Esta semana a maioria dos nossos filhotes regressa à escola, a maioria dos nossos alunos regressa às salas de aula, a maioria dos pais entrega o que de mais precioso tem, a maioria dos professores recebe o que de melhor há no mundo- crianças. Isto quer dizer que a escola já começou! 
Quando a escola começa, começam também os desafios de muitas famílias. Os medos, as ansiedades, as pressões vêm ao de cima e no meio da tormenta são muitos os que me perguntam quais os segredos para esta aventura correr bem e de forma feliz. A primeira coisa que digo é que não há segredos. Total transparência, autenticidade e alguns ingredientes que a mim me ajudam sempre muito no regresso às aulas, não só como mãe, mas também como professora. Passo a nomear cada um deles:

AMOR- A escola, no meu entender é a extensão da família e diferencia-se pelo amor que consegue transmitir, através dos seus profissionais. É este amor que vai fazer a diferença na estabilidade emocional de professores, alunos e pais. E estabelecendo-se este vínculo afetivo, o resto desenvolve-se de forma natural.

AFETO- Abraços, sorrisos, beijinhos são essenciais no relacionamento humano. O afeto promove proximidade e é de proximidade que precisamos na sociedade e ainda mais nas escolas. É necessário criar relações de proximidade entre pais e professores. Partilharem, os seus receios, as suas dúvidas e apoiarem-se mutuamente com curiosidade e sem julgamento. Comprimento sempre os meus Encarregados de Educação com um beijinho, ajoelho-me para me colocar à altura dos meus alunos e poder abraçá-los verdadeiramente e sinto que estes pequenos gestos nos aproximam muito.

CONFIANÇA- A tranquilidade de chegar à escola e saber que o nosso filho fica bem, onde todos se tratam pelo nome, sejam professores, pais ou alunos é a base de uma relação de confiança. E quando as crianças sentem os pais confiantes, quando percebem que os professores são seus amigos- sim o professor pode e deve ser amigo dos seus alunos- e quando entendem que os professores são também aliados dos pais, as crianças sentem-se também confiantes e confiam no  processo de aprendizagem. Começam a desenvolver gosto pela escola e por tudo o que faz parte dela porque sentem-na e vivenciam-na como um espaço seguro e de confiança entre toda a comunidade educativa.


SUCESSO-  As escolas de sucesso constroem-se com as pessoas que lá trabalham. Tudo o resto, instalações, métodos de ensino, são copiáveis, mas as pessoas a quem entregamos os nossos filhos são únicas e são elas que vão contribuir e ajudar a alcançar o chamado sucesso, seja lá o que isso quer dizer.  Estas pessoas  diferenciam-se pelo entusiasmo, otimismo forma de estar. É sabido que professores felizes mudam o Mundo, mas para isso têm que estar felizes e para essa felicidade acontecer é importante que direções e pais ajudem. Um professor feliz, faz uma escola feliz, faz os seus alunos felizes e traz sucessos para todos.

Para mim, o último ingrediente é que todo este processo seja DIVERTIDO, e seja levado com leveza. Como digo aos meus alunos: APROVEITEM A ESCOLA E SEJAM FELIZES!

Bom ano letivo para TODOS!

Seguimos juntos, estou AQUI.

Até já!

Pode também gostar

0 comentários

Publicações Populares

Subscreva