Rumo à liberdade hoje e sempre

quinta-feira, abril 25, 2019






Hoje, por todo o país, aclama-se a palavra liberdade. Mas poucos somos os que conhecemos o seu verdadeiro significado. Arriscaria mesmo a dizer que somos quase ignorantes na utilização prática do conceito. Quanto às crianças... pergunte-lhes! O que é a liberdade? Se não souberem, está tudo bem.
Escolhemos-lhes a roupa, dizemos-lhes quando, quanto e o que têm que comer, a que horas vão para a cama, quando têm que tomar  banho, o que têm que fazer nos seus tempos livres, o que devem estudar... Face ao exposto, é perfeitamente compreensível que não tenham respondido o que esperavam ouvir, porque nós, pais, somos os primeiros castradores da liberdade dos nossos filhos e os primeiros a estragar a bússola livre com que nascem para passarem a uma bússola condicionada e imposta por todos, perdendo-se assim a liberdade inata com que a criança nasce. Soa terrível, mas é a derradeira verdade.
Portanto, talvez seja mesmo importante começarmos a aplicar o conceito de liberdade no dia a dia, principalmente com os nossos filhos. Admiramo-nos de ter adultos que não sabem fazer escolhas, que não sabem opinar, que não questionam, que não têm um olhar crítico sobre o que consomem e o que os rodeia, que se conformam com uma vida sem significado e, o pior de tudo, não fazem a mínima ideia do que querem. Mas como poderiam saber, uma vez que têm escasso ou nenhum poder de decisão desde pequenos?
E assim temos uma sociedade presa, onde a liberdade é uma ilusão. Onde muito poucos, mesmo, são livres! Onde a maioria está presa a trabalhos, relacionamentos e situações de onde não conseguem, nem sabem como sair, porque não foram estimulados em criança a desenvolver as metacompetências necessárias para ter a coragem de usar a sua liberdade.
Queremos uma sociedade doente, alarmada e deprimida na montanha russa do Non-Stop? Queremos continuar a alimentar a indústria farmacêutica e entupirmo-nos de antidepressivos? Queremos continuar a encher os consultórios dos psiquiatras, psicoterapeutas, coaches e a tirar cursos infinitos de desenvolvimento pessoal em busca de uma fórmula mágica capaz de nos dar coragem para sermos livres?
HOJE É DIA DA LIBERDADE, porque um dia, uma alma livre, não formatada, usou a liberdade que tinha dentro de si, para contagiar um povo e lhe dar a maior bênção que podemos receber em vida: SERMOS LIVRES! Para isso acontecer teve que haver UNIÃO, CORAGEM, FORÇA, DETERMINAÇÃO, VONTADE, IRREVERÊNCIA…
            Então, a minha proposta é que esta liberdade faça mesmo parte do nosso dia a dia e que vá muito além do conceito. Que esta liberdade seja passada às futuras gerações para que consigam entender o poder das escolhas. Que seja uma liberdade autêntica, onde possamos dizer a nossa verdade sem medo de não sermos amados ou de não sermos suficientes. Que deixemos de querer formatar as nossas crianças com aquilo que nós achamos que é certo ou errado. Que as deixemos ter querer, sim e que as deixemos opinar.  Que seja uma liberdade onde os nossos filhos tenham tempo e espaço para poderem discordar de nós e para poderem dizer o que querem, o que gostam e o que os faz felizes. Que seja uma liberdade ampla, profunda e vivida por todos, não só individualmente, mas também no coletivo.

Rumo à liberdade, hoje e sempre!
                                                                                                                               Até já!

Pode também gostar

0 comentários

Publicações Populares

Subscreva